domingo, 30 de dezembro de 2012

Ganho de Peso na Meia Idade é Real, mas não é Inevitável se Você Agir Agora!!!

dezembro 25th, 2012 by Henrique Autran
O ganho de peso na meia idade é real. Os adultos ganham uma média de 1/2Kg ao ano com a idade. Mas existem mudanças que podem ser feitas ao longo do caminho que ajudarão a parar essa ‘obesidade safada’.
Se você perguntasse para um grupo de adultos na faixa dos 40 anos se eles têm problema com controle de peso atualmente mais do que quando estavam na casa dos 20 anos, você provavelmente escutará um ‘sim’ em uníssono. Todos eles sabem bem o significado de ‘ganho de peso na meia idade’ – o aumento gradativo da linha da cintura que parece andar de mãos dadas com o envelhecimento. Muitos dos pacientes de meia idade consideram essa ‘obesidade safada’ inevitável. Algo que simplesmente acontece com o corpo de todos e portanto é completamente fora de controle. Mas isso é verdade?
Porque é mais difícil de controlar o peso quando envelhecemos?
Não há dúvida de que o controle do peso torna-se um pouco mais difícil quando envelhecemos e existem vários fatores que causam isso. O primeiro deles, os níveis de atividade mudam. As pessoas tendem a se exercitar um pouco menos e com menos vigor. Isso faz com que a queima calórica diminua e o aumento de peso comece. Tanto homens quanto mulheres experimentam mudanças hormonais que podem afetar o quanto de massa magra carregam e que influencia também a queima calórica diária. Estilos de vida mudam também. Quando as crianças crescem e saem de casa, acaba-se cozinhando menos e as refeições balanceadas acabam sendo trocadas por refeições fora de casa o que pode levar a ingestão de calorias extras.
Qual é a média de peso que um adulto de idade média ganha todo ano?
Em um estudo publicado ano passado*, experts em tutorial e saúde da Universidade de Havard analisaram o ganho de cerca de 121.000 adultos homens e mulheres cujos hábitos e peso corporal foram acompanhados a cada 4 anos durante 20 anos. As pessoas do estudo ganharam cerca de 1,5kg a cada quatro anos e cerca de 9kg no final do período de 20 anos.
Como esse ganho de peso na meia idade está ligado a dieta?
Além do acompanhamento do ganho de peso, os pesquisadores de Havard também conseguiram conectar o aumento do consumo de certos alimentos com o aumento de peso. A lista de alimentos não é surpreendente, mas a quantidade de peso com que contribuíram é para abrir os olhos. O consumo regular de batatas fritas, somente esse alimento, foi ligado ao ganho de 1,5kg em quatro anos. Batatas regulares (tipo Ruffles) influenciaram no ganho de quase 1kg em quatro anos. Os refrigerantes foram responsáveis por meio quilo em quatro anos. Não é surpreendente que aquelas pessoas que comeram mais frutas, verduras e cereais integrais tiveram o menor ganho de peso em 20 anos. Os que se exercitaram regularmente, tiveram bons hábitos de sono e diminuíram o tempo em frente a televisão observaram também um menor aumento de peso.
Então, como você pode manter seu peso estável na meia idade?
Simples. Se você não se exercita regularmente, comece agora. Exercícios aeróbios são excelentes para sua saúde, mas você precisa fazer exercício de força também. Se você não desafiar seus músculos, pode perder cerca de 2,5kg de massa muscular por década na medida em que envelhece. Esse é o tecido que mais queima calorias e que você não pode se dar o luxo de perder. Os exercícios irão manter seu nível de estresse sob controle e te ajudarão a dormir melhor, dois fatores que influenciam diretamente no peso. No que diz respeito a sua dieta, sua queima calórica mão é a mesma de jovem, então você deve controlar suas porções e colocar o máximo de nutrição nas calorias que come. Faça isso com a ingestão de proteínas magras, verduras, frutas e uma quantidade moderada de cereais integrais.
¹Mozaffarian et al. N Engl J Med 2011;364:2392-404.

Nenhum comentário:

Postar um comentário