sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Água com Refeições pode Significar Melhores Escolhas Alimentares

Água com Refeições pode Significar Melhores Escolhas Alimentares

Nós temos a tendência a prestar mais atenção ao que comemos do que ao que bebemos, e normalmente decidimos escolhemos a bebida depois que escolhemos o que vamos comer.
Mas há ocasiões em que a bebida decide. Coloque um copo de leite gelado e subitamente aparece uma vontade de comer biscoitos de chocolate. Uma caneca de café pede um pãozinho quente. E será que existe alguma pessoa que não notou que cerveja pede alimentos salgados e gordurosos para companhas? Ok, se algumas bebidas pedem os alimentos errados, é possível que outras possam ajudar a fazer melhores escolhas? Pesquisadores da Universidade de Oregon e da Universidade do Estado do Michigan acham que sim.

Resultados de um estudo publicado na semana passada no Journal Appetite* sugerem que tomar água pode melhorar as escolhas alimentares nas refeições. Os pesquisadores fizeram dois experimentos bem simples, desenvolvidos para descobrir se certas combinações de alimentos e bebidas são preferencias que se desenvolvem cedo.
Primeiro os pesquisadores entrevistaram 60 jovens adultos para ter ideia do que achavam de vários alimentos e bebidas. Os achados foram claros, refrigerante é ótimo com pizza e batata frita mas é péssimo com verduras  cruas ou cozidas. Esses alimentos, disseram, caem melhor com água.
No segundo estudo, 75 pré-escolares receberam lanches compostos de cenouras e pimentões doces que foram servidos em duas ocasiões com água ou suco de frutas. Sem surpresas, as crianças tomaram mais suco do que água, e doce, afinal de contas, mas a parte interessante foi que eles comeram mais vegetais quando se serviram de água do que quando tomaram suco.
Os achados sugerem que as crianças aprendem cedo a emparelhar certas bebidas com  certos alimentos, refrigerante com comidas salgadas e gordurosas, não com verduras, e carregam essas preferências quando crescem. Isso significa que se você expõe crianças a combinação “refrigerante-sal-gordura” diversas vezes durante a infância, toda vez que beberem algo doce, o palato é despertado para comer hambúrguer, fritas e pizza que viram, com certeza, logo em seguida.
E, portanto, os autores disseram que se a bebida determina se vamos (ou não) comer verduras, talvez seja a hora de pensar na bebida primeiro, já que a bebida certa pode nos orientar a fazer a escolha alimentar correta.
Claro que precisa de mais do que um ou dois sucos e água para eliminar a epidemia de obesidade infantil. Mas se as crianças aprenderem cedo a associar bebidas saudáveis com alimentos saudáveis, isso pode encorajá-los a comer mais verduras. E isso é um ótimo lugar para começar..

Nenhum comentário:

Postar um comentário