Treze razões para preferir o chá ao café

Deixe de lado o café pingado. O chá é oficialmente excelente para sua saúde. Mas antes de encher a xícara com boldo, tenha certeza de que o seu chá é realmente chá. O chá de verdade é derivado de uma planta particular, Camellia sinensis, e inclui somente 4 variedades: verde, preto, branco e oolong. Qualquer outra coisa (como o chá de boldo) é uma infusão de uma planta e tecnicamente não é um chá.
Mas o que o chá de verdade é pobre em variedades, é rico em sérios benefícios para saúde. Pesquisadores atribuem as propriedades benéficas do chá aos seus polifenóis (um tipo de antioxidante) e fitoquímicos.
Embora a maioria dos estudos tenha focado no melhor conhecimento do chá verde e preto, os branco e oolong também trazem benefícios para a mesa. Veja porque o primo “pobre” do café é muito bom para saúde:
1- O chá pode melhorar a resistência nos exercícios. Os cientistas verificaram que as catequinas (antioxidantes) no chá verde aumentam a habilidade de queimar gordura como combustível o que melhora a resistência muscular.
2- Beber chá pode ajudar a reduzir o risco de infartos. O chá também pode ajudar a proteger contra doenças cardiovasculares e degenerativas.
3- Os antioxidantes no chá podem proteger contra o câncer, incluindo de mama, cólon, coloretal, pele, pulmões, esôfago, estômago, intestino delgado, pâncreas, fígado, ovário, próstata e na boca. Mas não dependa somente do chá para manter seu corpo saudável, ele não é uma cura milagrosa. Muitos estudos sugerem que o chá não tem atividade anticancerígena, mas os trabalhos atuais ainda são inconclusivos.
4- O chá ajuda a lutar contra os radicais livres. O chá tem elevada capacidade de absorbância de oxigênio (ORAC), que é um nome bonito para dizer que ele ajuda a destruir radicais livres (que podem danificar o DNA) no corpo. Nossos corpos têm defesas naturais contra esses radicais livres, mas não são 100% eficientes e como os danos provocados por esses “ninjas” de oxigênio tem sido ligados a câncer, doenças no coração e degeneração neurológica, podemos usar toda ajuda que for possível.
5- O chá é hidratante para o corpo (mesmo contendo cafeína)
6- Beber chá está ligado a baixos índices de mal de Parkinson. quando considerado com outros fatores como fumo, atividade física, idade e IMC, beber chá regularmente foi associado a baixos riscos de Mal de Parkinson tanto em homens quanto mulheres.
7- Chá pode fornecer proteção contra raios Ultra Violeta. Nós sabemos que é importante limitar a exposição aos raios UV. A boa notícia é que o chá verde pode atuar como um protetor solar de retaguarda.
8- Chá pode ajudar a manter a circunferência abdominal nos limites. Em um estudo, participantes que consumiram regularmente chá quente diminuíram mais a circunferência abdominal e o IMC do que os participantes que não consumiram chá. Cientistas especulam que beber chá diminui o risco de Síndrome Metabólica (que aumenta o risco de diabetes, doenças vasculares e derrames), embora seja importante lembrar que a correlação não é a mesma coisa que causa.
9- Beber chá regularmente pode também combater efeitos nocivos do cigarro e pode até diminuir o risco de câncer de pulmão (Boa notícia, mas não justifica fumar).
10- O chá pode ser benéfico para pessoas com Diabetes tipo 2. Os estudos tem mostrado que compostos no chá verde podem ajudar diabéticos a processar melhor os açucares.
11- O chá pode ajudar o corpo a se recuperar da radiação. Um estudo mostrou que o chá ajudou a proteger contra a degeneração celular devido a exposição a radiação, enquanto outro verificou que o chá ajuda a pele a se recuperar depois de exposição à radiação.
12- O chá verde melhora a densidade mineral e força dos ossos.
13- O chá pode ser um eficiente agente na prevenção e tratamento de doenças neurológicas, especialmente as degenerativas (como o Alzheimer). Enquanto muitos fatores influenciam a saúde cerebral, os polifenóis do chá verde podem ajudar a manter certas partes do cérebro que regulam aprendizado e memória.
Embora a maioria das pesquisas sobre o chá seja muito positiva, ela não é definitiva. Portanto, mantenha esses fatores em mente antes de estocar sua despensa.
1- Usar repetidamente bebidas quentes pode aumentar o risco de câncer no esôfago. Deixe o chá esfriar antes de tomar ou consuma gelado.
2- Os estudos parecem convincentes, mas ratos não são iguais a humanos. As substancias químicas do chá podem reagir diferente no laboratório. Os taninos (e outras coisas boas do chá) podem não ser biodisponíveis para o ser humano. Isso significa que o chá pode não ser sempre benéfico para a saúde humana, pelo menos não no mesmo grau que os estudos mostram.
3- Nem todas as bebidas de chá são criadas da mesma forma. O acesso do corpo às coisas boas do chá pode ser determinado pela variedade, ensacamento e processamento e a forma de preparo.
Conclusão: o chá é, pelo menos, seguro para ser consumido, mas não em excesso. Então, misture um pouco da erva, quente ou frio, e desfrute.
Fonte (TIME Healthland): http://ti.me/PGAHMr